CORPOS E CABEÇAS


CORPOS

Não há ação sem reação. Não há percepção de qualquer coisa sem a subjetividade de quem observa. O corpo (e a representação do corpo humano) tem a característica de abarcar todas - ou quase todas -  as experiências humanas. É uma plataforma aberta que comporta em sua imagem todas as coisas que ele próprio origina. A história da representação do corpo humano é tão desenvolvida quanto a do próprio ser humano. A estes projetos interessam os corpos humanos, suas interações, relações e embates.

 

 Jacob Jordaens , The daughters of cecrops finding the child erichthonius, 1617

Placements: 1 BRAÇO, PEITO & ABD | 

Wainer Vaccari, Gioconda, Detail, 1992

Placements: COSTAS | PEITO & ABD | COSTAS & PESCOÇO | 1 BRAÇO & 1 PEITO | COXA | BRAÇO |

Wainer Vaccari, La mia stanza, 1984

Placements: COSTAS | PEITO & ABD | 1 BRAÇO, PEITO, ABD & PESCOÇO | CABEÇA & PESCOÇO | CABEÇA & COSTAS | COXA & ABD | COXA | COSTAS, 1 BRAÇO & PESCOÇO | BRAÇO |

Wainer Vaccari, Lithograph on handmade paper, 1992

Placements: COSTAS | PEITO | CABEÇA | 1 BRAÇO & 1 PEITO | COSTAS & 1 BRAÇO | 

 Wainer Vaccari, Bevitore, 1992

Placements: COSTAS | PEITO & ABD | 1 BRAÇO, PEITO, ABD & PESCOÇO | CABEÇA & PESCOÇO | CABEÇA | 1 BRAÇO, PEITO & ABD | COSTAS, 1 BRAÇO & CABEÇA | 

Wainer Vaccari, Acqua santa, 1994

Placements: PEITO & ABD | PEITO, OMBRO & COSTAS | PEITO, PESCOÇO & COSTAS | PEITO & BRAÇO | COSTELA & COXA | 

Wainer Vaccari, La mia stanza, 1984

Placements: COSTAS | PEITO & ABD | 1 BRAÇO, PEITO, ABD & PESCOÇO | CABEÇA & PESCOÇO | CABEÇA & COSTAS | COXAS & ABD | COXAS | COSTAS, 1 BRAÇO & PESCOÇO |

Collection of National Theater Museum, Lisbon

Placements: PEITO & ABD | PESCOÇO, PEITO & ABD | CABEÇA & COSTAS | COXA & ABD | COXA | COSTELA & COXA |

Tsukioka Yoshitoshi, Banzuin Chôbei, Tales of the Floating World in Eastern Brocade, 1867

Placements: PEITO, ABD & PERNA | CABEÇA, PESCOÇO, PEITO, ABD, BRAÇO & COXA | CABEÇA, PESCOÇO, COSTAS, GLÚTEOS & COXA | CABEÇA, PESCOÇO, BRAÇOS, PEITO, COSTAS, ABD, GLÚTEOS & COXAS | FULL BODYSUITE |

Tsukioka Yoshitoshi, Banzuin Chôbei, Tales of the Floating World in Eastern Brocade, 1867

Placements: COSTAS GLÚTEOS & PERNA | CABEÇA, PESCOÇO, COSTAS, GLÚTEOS & COXA | FULL BODYSUITE |

Tsukioka Yoshitoshi, Naosuke Gombei from Twenty Eight Famous Murders, 1866/1867

Placements: COSTAS, GLÚTEOS & PERNAS | CABEÇA, PESCOÇO, COSTAS, GLÚTEOS & COXA | CABEÇA, PESCOÇO, BRAÇOS, PEITO, COSTAS, ABD, GLÚTEOS & COXAS | FULL BODYSUITE |

Vladimir Velickovic, Fig BM

Placements: COSTAS & GLÚTEOS | PEITO & ABD |  PEITO, ABD & PERNA | 1 BRAÇO, PEITO, ABD & PESCOÇO | BRAÇOS, PEITO & ABD | COXAS & ABD | CABEÇA, PESCOÇO, PEITO, ABD, BRAÇO & COXA | CABEÇA, PESCOÇO, COSTAS, GLÚTEO & COXA | FULL BODYSUITE |

Placements: George Rodger SUDAN, Kordofan, A Korongo Nuba wrestling match 1949.

Placements: COSTAS | PEITO & ABD | PEITO, ABD & PERNA | ABD & PERNA | BRAÇO | PEITO, BRAÇO & COSTAS |

George Rodger, Korongo wrestlers, Kordofan, Southern Sudan 1949

Placements: COSTAS | PEITO & ABD | 1 BRAÇO & COSTAS | 1 BRAÇO, PEITO & ABD | 

Jack Picone, Two wrestlers mid match in the Nuba Mountains, Southern Sudan.

Placements: PEITO & ABD | PEITO, OMBRO & COSTAS | PEITO, PESCOÇO & COSTAS |PEITO & BRAÇO | COSTELA & COXA | 


Matthias Grunewald, The Crucifixion, Isenheim Altarpiece, face detail 1512/1515.

Placements: CABEÇA | MÃ0 | BRAÇO | COXA | PEITO, ABD & PERNA | COSTAS & GLÚTEO | PESÇOÇO, COSTAS, GLÚTEOS & COXA | PEITO, ABD, COSTAS & PERNA | BODYSUITE |

Matthias Grünewald, The Crucifixion, Isenheim Altarpiece, hand detail, 1512/1515.

Placement: Qualquer parte do corpo, desde que tenha  tamanho apropriado e suficiente para que o tema possa ser satisfatoriamente explorado.

Matthias Grünewald, The Crucifixion, senheim Altarpiece, foot detail, 1512/1515.

Placement: Qualquer parte do corpo, desde que tenha  tamanho apropriado e suficiente para que o tema possa ser satisfatoriamente explorado. 


CABEÇAS

A essência e o fundamento das coisas é a alma, a partir dela as demais características vão se dando para qualquer acontecimento realizar-se. A cabeça é uma extensão da alma e tem a capacidade de externalizá-la. A imagem da cabeça revela a imagem não visível, a idéia da alma. Assim sendo, temos a chance de explorar nessa pesquisa estados anímicos mostrados pelas cabeças e faces que vão da miséria a glória humana.

 

José Castro, Retratos do cangaço, Imagem oficial da degola do bando de Lampião, Autor Desconhecido, 1938.

 Placements: Qualquer parte do corpo, desde que tenha  tamanho apropriado e suficiente para que o tema possa ser satisfatoriamente explorado.

 

National Gallery in Prague, Collection of Sternberg Palace

Placements: PEITO & ABD | COXA | 

Francis Bacon, Head I, 1949

Placements: PEITO & ABD | COSTAS & GLÚTEOS | PERNA | BRAÇO | MÃO | 

Matthias Grünewald, Head of a Shouting Man, 1520

Placements: MÃO | PEITO |

James Nachtwey, A Hutu man at a Red Cross hospital in Nyanza, Rwanda, 1994

Placements: PEITO & ABD | COSTAS & GLÚTEOS |

Vladimir Velickovic, Untitled, 2001 Placements: PEITO & ABD | COSTAS & GLÚTEOS | PERNA | BRAÇO | MÃO | 

Vladimir Velickovic, Untitled, 2001

Placements: PEITO & ABD | COSTAS & GLÚTEOS | PERNA | BRAÇO | MÃO |